Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

I Inova UFT traz perspectivas sobre formas de inovação pedagógica no ensino superior

Atualizado em: 08/02/2023 17h02

A programação do “I Inova UFT - Inovação pedagógica no ensino superior” segue até o dia 03 de março, com a proposta para a formação de professores. Durante a conferência, que fez parte da programação inicial, vários debates foram feitos sobre o tema “Inovação pedagógica: construindo práticas colaborativas e interativas".

Para guiar a temática, os palestrantes discutiram a necessidade da inovação pedagógica no ensino superior e apresentaram reflexões acerca de como a inovação tem se apresentado no ensino superior brasileiro. Também foram discutidas formas para promover a inovação na educação pública superior através da valorização da presença e participação dos estudantes, além de pensar a inovação para além do conceito de tecnologia.

O reitor da UFT, professor Luis Eduardo Bovolato, que também esteve presente no evento, avaliou sobre as reflexões apresentadas na conferência de abertura e o evento de forma geral, são importantes, pois segundo ele apresentam caminhos para aproximar o ensino superior da realidade dos estudantes: “Para que tenhamos uma mudança de postura, um cenário diferente para o estudante contemporâneo, para esses novos estudantes que chegam à Universidade é necessário que a gente possa repensar as nossas práticas, nossa conduta no dia a dia na relação ensino-aprendizagem. E só é possível cobrar resultados diferentes do nosso quadro docente se a Universidade criar a condição de estímulo à participação desses docentes”, disse o reitor.

Para o professor Eduardo Cezari, a conferência de abertura, quanto o Inova UFT como um todo, trazem perspectivas animadoras para a criação de uma cultura de inovação na Universidade: “Eu espero que essa formação possa, de algum modo despertar, um processo de reflexão, nos professores, nos colegiados de modo geral para pensar o planejamento do ano de 2023, a partir do uso não só das tecnologias, mas que a inovação seja pensada a partir das demandas dos estudantes, das demandas da nossa sociedade, dos pilares que sustentam o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, dos projetos pedagógicos dos cursos e das experiências positivas que os professores vem acumulando ao longo de suas trajetórias”, ressaltou.

O Inova UFT é um evento organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progedep), a Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap) e o Câmpus de Palmas com o apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto.

As oficinas
As oficinas previstas na programação incluem temáticas diversas como gamificação, criação de aula na plataforma Padlet, inovação e propriedade intelectual, sala de aula invertida, avaliação de competências em metodologias ativas, uso das plataformas SEI e plataforma de Eventos da UFT, modelagem de processos na plataforma Bizagi, produção de vídeos, Moodle, criação de conteúdos interativos na plataforma Genially, criação de conteúdos no Canva, criação de canal no YouTube, aprendizagem baseada em projetos e problemas, aprendizagem colaborativa e interativa, metaverso na educação e outros. As inscrições podem ser feitas no site no Inova UFT e no site do Qualifica UFT, onde também se encontram os detalhes das programações.