Palmas-TO, 02 de maio de 2024

WebMail

Fapto apoia o 1° Simpósio Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFT

Atualizado em: 28/08/2023 08h52

Segue nesta segunda-feira, 28, a programação do 1° Simpósio Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento que conta com a parceria da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), começou no domingo, 27, no Câmpus de Palmas da UFT, tem como foco a criação de novas redes de colaboração em pesquisa e pós-graduação, com parcerias nacionais e internacionais.

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros - da América Latina, Caribe, América do Norte, Europa e Ásia fazem parte da maioria do público. Representantes das principais agências de fomento de pesquisa científica (Capes, CNPq, Finep, Fapt, Fapto, MCTI) também estarão presentes no Simpósio.

"Com este Simpósio, queremos estreitar laços e estabelecer novas parcerias entre estudantes e professores dos programas de pós-graduação da UFT e renomadas instituições e pesquisadores estrangeiros", destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT, Prof. Dr. Raphael Sanzio Pimenta. "Além disso, o evento proporciona, aos participantes, novos conhecimentos sobre fontes de financiamentos, atualização de métodos de pesquisa, entre outros", afirma.

Universidade da ONU oferta curso internacional
Concomitante ao Simpósio Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Universidade das Nações Unidas (ONU) e a Propesq UFT realizam o curso Safe strategies to control mycotoxins in fruits and grains - UNU Biolac, no Câmpus de Palmas, com início alguns dias antes da abertura da programação geral do Simpósio.

O curso capacitará estudantes de cursos de pós-graduação com conhecimentos básicos sobre a ocorrência de micotoxinas, análise, prevenção e desintoxicação em frutas, grãos e derivados. "Também serão mostradas e discutidas, em detalhes, as experiências exitosas em estratégias biotecnológicas na prevenção e desintoxicação de micotoxinas, desenvolvidas pelos docentes ministrantes do Curso", frisa o Prof. Dr. Raphael Pimenta.

Entre os inscritos, estão estudantes brasileiros e estrangeiros, da América Latina e Caribe, cujas passagens áreas, alimentação e hospedagem serão parcial ou totalmente cobertas pelos organizadores do evento, conforme critério de participação.

"Os eventos, por fim, são complementares", explica o pró-reitor. "A realização de um curso e de um simpósio internacional multidisciplinar no Tocantins possibilita uma maior integração entre Instituições de Ensino Superior (IES) e órgãos públicos e privados do Estado junto a renomadas instituições estrangeiras, ampliando as colaborações institucionais e o intercâmbio de estudantes e profissionais", detalha Raphael. isa e Pós-Graduação da UFT, Prof. Dr. Raphael Sanzio Pimenta. "Além disso, o evento proporciona, aos participantes, novos conhecimentos sobre fontes de financiamentos, atualização de métodos de pesquisa, entre outros", afirma.