Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Fapto apoia Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Unitins

Atualizado em: 19/10/2023 15h21

O diretor-geral da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Léo Araújo, participou da abertura da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que aconteceu no último dia 17. O evento, que tem como tema "Unindo objetivos sustentáveis" e faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) , segue com programação até o próximo dia 20 de outubro, no Câmpus Palmas.

O evento conta com uma programação diversificada, incluindo a XXX Jornada Iniciação Científica (JIC), Circuito de Inovação, Colóquio Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, Encontro sobre as Ciências do Solo e dos Polinizadores do Tocantins e Congresso de Direito Penal.

De acordo com a organização, a Semana tem objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Os interessados em participar dos eventos que integram a programação podem acompanhar os editais que estão com as inscrições abertas, no site da Universidade.

Para Léo Araújo que vem participando de algumas atividades da Semana, um evento destinado a debater inovação e tecnológica é mais uma oportunidade para a comunidade acadêmica ampliar os conhecimentos e posteriormente promover trabalhos que podem resultar grandes projetos de pesquisa.

O diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unitins (NIT), Jeferson Morais, afirma que a Semana inspira os alunos e celebra a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo. “É uma oportunidade para todos, onde a ciência e a tecnologia se encontram para transformar vidas, por meio de acesso a conhecimento de qualidade", destacou.

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, pontuou a capacidade que as universidades possuem em propor soluções para problemas sociais. “A inovação hoje está sendo muito discutida como uma necessidade das organizações e evolução de mercado. A Unitins entende que a academia é capaz de estudar e propor soluções para algumas dores da sociedade”, diz o reitor.

Universidades públicas e privadas podem participar da Semana. “A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Unitins, conta com uma programação diversificada e inovadora envolvendo várias áreas do conhecimento. É um trabalho feito a várias mãos, com convites de outras universidades. O intuito é criar e contribuir com essa ambiência da ciência, tecnologia e inovação”, completou o reitor.