Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Fapto fecha 2023 com resultados acima da meta

Atualizado em: 02/01/2024 16h11

O ano de 2023, trouxe para a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) mais amadurecimento, novos desafios e muitas conquistas. Na parte de gestão, os ajustes nas atividades da equipe, somado à chegada de novos especialistas para o time de colaboradores aumentou a capacidade técnica e articulação da Fundação com seus parceiros e clientes.

Buscando sempre melhorar a qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes à instituição investiu na ampliação da estrutura física e na reorganização dos departamentos, o que também contribuiu na dinâmica do trabalho diário, tornando os espaços mais interativos e integrados. A ampliação da infraestrutura encontra-se na fase de finalização.

Na área de captação de recursos, é possível contabilizar os avanços através do número de projetos apoiados durante 2023. Foram mais de 220 gerenciados, com projetos em várias áreas, desde inovação, pesquisa e desenvolvimento (P&D), educação, saúde, agronegócio, dentre tantos outros segmentos.

Por meio dos recursos captados com o apoio da Fapto, diversas melhorias foram implementadas nas instituições apoiadas, como melhorias nas infraestruturas laboratoriais, capacitações, aumento no número de alunos envolvidos nos projetos, dentre outras. Vale destacar ainda que a captação de recursos em parceria com empresas permitiu que a Universidade Federal do Tocantins (UFT), uma de nossas apoiadas, avançasse 48 posições no RUF-Ranking Universitário Folha 2023. Os projetos captados com o apoio da Fapto têm proporcionado o desenvolvimento do Estado do Tocantins e até do Brasil.

Workshops para Captação de Recursos
No ano passado a gestão da Fundação com o apoio das instituições apoiadas (UFT, UFNT, IFTO, Unitins e Ebserh) realizou 16 apresentações nos campi ou sede das instituições apoiadas para apresentar o workshop “Como iniciar projetos e captar recursos com o apoio da Fapto?”. As apresentações foram para os técnico-administrativos e docentes das instituições, mas tendo como foco principal aqueles potenciais pesquisadores que ainda não fazem captação de recursos.

Pesquisa de Satisfação
Outro ponto a ser destacado no exercício de 2023, foram os resultados das nossas pesquisas de satisfação interna e externa. As pesquisas são realizadas anualmente com o objetivo de buscar melhorias, tendo como ponto de partida a opinião dos nossos colaboradores e coordenadores de projetos. Os números positivos desta edição superaram os anos anteriores.

Na pesquisa respondida por 81 dos coordenadores (nossos clientes), de um total de 92, foi registrado que 97,5% dos entrevistados avaliaram como ótimo ou bom os serviços prestados pela Fapto e 96,3% responderam que o atendimento da Fundação é ótimo ou bom. Em relação a resolução de suas demandas, 97,6% disseram ótimo ou bom; 96,3% sinalizaram a credibilidade da Fapto como ótima ou boa; 98,8% como ótimo e bom para o profissionalismo e 98,8% dos coordenadores afirmaram que realizariam novos projetos com a Fapto.

Para o diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, acredita que as adequações feitas na estrutura e nos processos da Fundação tiveram reflexo positivo para melhoria da eficiência operacional dos processos de gestão da Fundação. “Tivemos mais um grande ano. E vamos começar 2024, a todo vapor, pois as perspectivas são enormes, ainda mais que estamos prestes a dar início ao nosso Centro de Inovação, uma iniciativa pioneira no Tocantins. O Centro vai impulsionar a capacidade de inovação de empresas e instituições situadas tanto na cidade de Palmas quanto no estado. Acreditamos que a sua capacidade de articular uma rede robusta de parcerias, que engloba tanto instituições municipais e estaduais quanto entidades externas ao estado, terá um impacto positivo para pesquisa e inovação”, avalia o gestor.