Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Encerramento do PEIEX Tocantins traz o balanço das novas empresas capacitadas no estado

Atualizado em: 13/03/2024 19h41

Nesta segunda edição do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Tocantins, 107 novas empresas foram captadas pelo projeto e devem finalizar este ciclo de capacitações até o final de março. O Núcleo do PEIEX no Tocantins promoveu uma cerimônia de encerramento na sede da Fieto, que reuniu os representantes das empresas atendidas e parceiros.

O evento foi mais uma oportunidade de apresentar os resultados alcançados no decorrer das atividades realizadas. De acordo com o coordenador do PEIEX no Tocantins, professor doutor Italo Sposito, essa metodologia é implementada em todos os estados brasileiros por meio de parcerias com fundações, instituições públicas e privas, “O foco do programa é apoiar empresas para que elas tenham suporte para ingressar no mercado de exportação.”

O PEIEX é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que conta com parceiros em todo o Brasil, no caso do Tocantins, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) são as instituições responsáveis em capacitar, oferecer estrutura e atrair empreendedores para a execução do programa.

Em sua fala, o coordenador do PEIEX mostrou em números os resultados do crescimento do programa, apontando que no Tocantins, as metas foram superadas, atendendo um total de 107 empresas, com atendimento em três polos, localizados em Palmas, Araguaína e Gurupi.

“Destacamos também a qualidade do time de técnicos que temos aqui. Que desenvolveu ao longo dos últimos dois anos conteúdos relevantes para a qualificação coletiva da empresa, já pensando em um mercado alvo e um produto ou serviço exportável por cada uma delas, desenvolvendo um plano de exportações. A intenção é abrir as portas de um cenário mundial para as empresas instaladas aqui no Estado”, disse o coordenador agradecendo a confiança que as empresas atendidas depositaram no PEIEX.

Dentro da programação, os produtos do Exporta Mais Amazônia e Exporta Mais Tocantins foram demonstrados, além dos cases de sucesso de exportação, como a Costurando Fofuras, da empreendedora de Araguaína, Olga Miranda da Silva, que é, especialista em bonecas de pano personalizadas, a Yetu da empresária Maria Tereza, uma egressa do curso de Relações Internacionais da UFT e a Ki Jóia Capim Dourado, da empresária Dilcy Rodrigues.

Olga conta que depois das orientações e a consultoria do programa, observou que algumas etapas da sua produção precisavam ser modificadas, pensando já na ampliação de mercado. “Com os ajustes que foram feitos minha produção e lucros mudaram totalmente, agora além de vender para vários estados brasileiros, que antes mal vendia na minha cidade, fiz duas vendas para o exterior. Minhas vendas aumentaram em torno de 200%. Agora quero vender em grandes escalas para outros países, aumentar cada vez mais as vendas para outros estados, aumentar a visibilidade e participar de rodadas de negócios e feiras internacionais”, revelou a empreendedora.

Para o diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, que participou da solenidade de encerramento, as capacitações oferecidas pela Apex-Brasil por meio do PEIEX Tocantins, têm elevado as estratégias das empresas tocantinenses para chegar a outros países, além de gerar mais oportunidades de negócios para a produção local. “A expectativa da Fapto é que o ciclo de um novo PEIEX se repita através desta parceria que deu certo”, falou o gestor.

No encerramento estavam presentes também representantes da ApexBrasil, os técnicos especialistas em exportação do programa no Tocantins, assim como empresários atendidos, e demais entidades interessadas na prática de exportação.