Palmas-TO, 04 de maio de 2024

WebMail

Fapto participa do encerramento do projeto que levantou dados de saúde dos estados da Amazônia Legal

Atualizado em: 24/04/2024 14h56

Começou nesta quarta-feira, 24, a programação de encerramento do projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). Os resultados da pesquisa que tratou da Interiorização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Plano de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DANT) 2021-2030 na Amazônia Legal vem sendo apresentada para gestores, representantes de órgãos públicos, profissionais da área da saúde entre outras autoridades no auditório Cuica, situado no Campus da UFT de Palmas.

O diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, que estava acompanhado de outros integrantes da Fundação participaram do evento que marca o desfecho de uma colaboração intensiva em prol da saúde e do desenvolvimento sustentável nos municípios do Tocantins, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Amapá. “Quero destacar a dedicação e compromisso que toda a equipe de pesquisadores e bolsistas tiveram no decorrer da execução do projeto. Sabemos o quanto ambos vão impactar de forma positiva na vida de diversas famílias. Reforço ainda que a Fapto estará sempre de portas abertas para dar continuidade no em outras etapas das pesquisas”, falou o gestor.

A coordenadora do projeto, a pesquisada da UFT, Dra Marta Azevedo dos Santos, explicou que o projeto vai ajudar a promover o desenvolvimento sustentável nos Estados da Amazônia Legal, alinhando-se com os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU). “O Plano de DANT 2021-2030, de forma paralela, busca combater doenças crônicas não transmissíveis, um desafio significativo para o Brasil. Em dois dias de programação, vamos apresentar os resultados das intervenções nos municípios participantes, promovendo assim, o intercâmbio de conhecimento entre os ODS e o Plano de DANT 2021-2030”, citou, agradecendo o apoio da Fapto que contribuiu na gestão dos projetos.

Dentro da programação, ainda estão previstas palestras, mesas-redondas e debates. O evento reunirá especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir desafios e propor soluções integradas.